Como organizar um workshop de decoração: 6 dicas práticas e efetivas

Workshop de decoração

A troca de conhecimento não é uma tarefa fácil. Exige que o decorador domine o assunto e desperte o interesse dos que estão ouvindo.

Dessa forma, muitos se questionam: como organizar um bom workshop?

Bem, para que o resultado seja enriquecedor tanto para o professor quanto para o ouvinte, é preciso ter em mente alguns fatores importantes, tais como:

aula de decoração
Como organizar um workshop de decoração

1. Planejamento

Um bom workshop não precisa seguir estritamente o planejamento feito pelo professor. É preciso entender que durante o workshop muitas vezes há discussões inesperadas ou imprevistos relacionados a tempo, por exemplo. Porém, isso não quer dizer que não deve haver um plano.

O planejamento oferece organização didática, fazendo com que o professor possa pensar sobre a sequência das aulas, seus objetivos e demais propostas.

Organização e Planejamento

2. Tema

Decoração/design é um campo vasto, recheado de assuntos interessantes e atuais. Para você encontrar o tema, pense: qual a parte mais importante do assunto a ser abordado? Esse será o tema, e é ele que tem que ser definido primeiro.

Escolha um tema apropriado para sua audiência

3. Objetivos

O que você espera que os ouvintes aprendam com sua aula? O objetivo geral representa a finalidade central desse trabalho.

Os objetivos específicos são ramificações do objetivo geral, e detalham os resultados que se pretende alcançar, descrevendo algumas etapas e suas particularidades.

Objetivo para workshop de decoração
Deixe seu objetivo claro

4. Cronograma

O cronograma serve como um guia organizador do trabalho.

Reflita sobre os assuntos dentro daquele tema definido previamente. De quanto tempo você precisa para tratá-los com qualidade? Lembre-se: ninguém aguenta ouvir o mesmo assunto por muito tempo. Além disso, é preciso reservar um momento para que os ouvintes também possam se colocar. O workshop fica muito mais rico quando há convites para discussões e reflexões.

Mantenha um cronograma adequado para seu público

5. Metodologia

De que forma você acredita que será mais interessante passar seu conhecimento? Aula teórica? Prática? Expositiva? Há inúmeras ferramentas que facilitam e enriquecem esse momento. Seja criativo, mas não perca de vista os objetivos de suas aulas.

Utilize a metodologia que possibilita um aprendizado mais alavancado

6. Avaliação

A avaliação serve para o palestrante saber a relevância de seu tema para o público atingido, e para aprimorar todos os temas acima. Utilize a avaliação sempre que possível para retrabalhar seu workshop.

Gostou do post? Então aproveitando o tema, avalie o nosso post e blog, e deixe comentários sobre tipos de post que você gostaria de ler.

[os-widget path=”/martinhocdearrudabotelho/avalia%C3%A7%C3%A3o”]

 

 

Onde encontrar os produtos

A distribuidora Codda abastece sua rede de lojas e o mercado de construção civil.

Para mais informações sobre como adquirir os produtos e outros detalhes, entre em contato: