Há uma grande diversidade de características entre o design de interiores brasileiro e o americano.
Falando da evolução da profissão em si, o design de interiores é uma das áreas de criação que mais tem angariado adeptos nos últimos anos. A grosso modo, essa técnica, que é totalmente visual e cenográfica, consiste em compor e decorar os mais diversos tipos de ambientes, sejam eles escritórios, consultórios, lojas, casas, entre outros, abrangendo também todos os cômodos desses lugares.
A profissão de designer especializado em interiores ganha cada vez mais notoriedade. Além disso o aperfeiçoamento de cursos nesse segmento, assim como a parceria entre profissionais como arquitetos e engenheiros, somados à manifestação artística implícita no trabalho, é algo que conquista mais pessoas a cada dia.
Devido a diversos fatores, incluindo a orientação estética e cultural de cada país, é notável a variação entre os traços dos designs de interiores, desde os detalhes mais básicos até as formas mais marcantes.
No Brasil
Embora o mercado brasileiro tenha se desenvolvido em meio à sombra dos países mais desenvolvidos, ele vem firmando sua identidade e se desvencilhando dessa influência, fazendo uso de matérias-primas tipicamente latino-americanas e usando a profissão como uma forma de tradução da cultura nacional. Estão ganhando força materiais como madeira, bambu, que remetam o pensamento à ideia de natureza, assim como um resgate do passado e da identidade brasileira.
Os traços do design brasileiro são marcados principalmente pelo uso de formas geométricas mistas, como círculos combinados com quadrados, triângulos e cores vivas.
Nos Estados Unidos
Em contrapartida, o design americano é marcado por cores frias e básicas, como cinza claro, bege e creme, confiando num ar clássico e tradicional. Isto também se traduz para o mercado de materiais de acabamento, onde se nota a fundamental diferença dentre os produtos mais populares americanos, que, consistem de materiais com muita inspiração no estilo da Roma e Grécia clássicas.
Traduzindo isto para a Codda Metais, um dos pilares da marca é sua abrangência em design. Veja a diferença abaixo de dois tipos de materiais, e nos escreva nos comentários qual você acha que é mais popular no Brasil?
Veja também alguns blogs de design de interiores que recomendamos a você clicando aqui.