O que a crise pode nos ensinar em como lidar com o mercado de design?

A crise política e econômica dos dias de hoje trouxeram muita instabilidade para o mercado brasileiro de Design e Arquitetura.

Projetos buscam maior eficiência, economia, e alguns demoram meses para se realizar. Mas o design de qualquer profissional, seja de interiores ou não, involve uma paixão ou chama interna com a obra que está sendo criada. Então seguem algumas dicas de como enfrentar o mercado atual!

Dedique-se

Acusar os tempos atuais pode ser a desculpa que nos prejudica. Então busque atacar os seus projetos com garra. Frank Lloyd Wright já dizia, “Você  tem de entrar com todo seu coração em qualquer coisa para se alcançar alguma coisa que vale a pena” Esta é o mesmo tipo de emoção que o designer deve ter com sua obra.

design on an abandoned building
Desenhando sob um prédio abandonado

Trace um plano

Dwight Eisenhower uma vez disse, “Em preparar para uma batalha, eu sempre vejo que planos são inúteis, mas planejar é indispensável” Planeje como você enfrentará estes próximos meses com seus clientes. Já sabemos que tudo será diferente no decorrer do tempo. Mas o importante é ter um norte que te guia e você pode ajustar o curso conforme as variáveis mudam. Espere o inesperado

Pesquise e trace um plano
Pesquise e trace um plano

Flexibilize-se

As variáveis mudam, e assim deve seu plano. Se não há uma solução imediata que vem a cabeça, dê um passo para trás. Para sobreviver a crise no mercado de construções em grande estilo busque identificar as alternativas. Por exemplo; um estudo diz que o novo hábito de 76,9% de consumidores é optar por marcas mais baratas (SPC Brasil/CNDL). Ou seja, é possível completar as tarefas e satisfazer os consumidores dentro do budget. Não importa quão obscura a situação aparenta, sempre há uma alternativa.

Trabalhe duro

Mergulhe no projeto
Mergulhe no design!

Conforme um provérbio Búlgaro, “Calças secas não pegam peixes”. Paralele isso com o seu dia a dia. Arregace as mangas e não tenha medo de se ‘sujar’ quando se trata de seu deisgn.

Seja otimista

“Todas as grandes mudanças são precedidas pelo chaos” (Deepak Chopra). Procure sempre ver a luz no fim do túnel. A pior coisa que podemos fazer é desistir.

I see the light!
A soothing light at the end of your tunnel…or design!

Onde encontrar os produtos

A distribuidora Codda abastece sua rede de lojas e o mercado de construção civil.

Para mais informações sobre como adquirir os produtos e outros detalhes, entre em contato: