O processo PVD (Deposição física de vapor) é uma tecnologia utilizada para a deposição de filmes metálicos finos sobre diversos tipos de substratos. O processo é realizado, sob vácuo, aonde os metais a serem depositados ( tais como zircônio, titânio, cromo ) são evaporados. Graças a energia cinética e ao diferencial de potencial aplicado sobre a peça a ser recoberta, os íons metálicos são atraídos para a superfície do objeto a ser recoberto, onde se condensam, juntamente com um gás de processo, formando o revestimento desejado.
O PVD é particularmente indicado para aqueles produtos inovadores e de qualidade que necessitam atender elevados padrões ( resistência a abrasão, ao risco, a corrosão, dureza superficial, etc ) e permite ainda obter uma vasta gama de cores.
O revestimento PVD tem tipicamente uma espessura que varia entre 0,2 µ até 2 µ e apresenta ótimas características, tanto do ponto de vista estético quanto pela durabilidade ao longo do tempo.
- Excepcional dureza superficial(1000-2500hv)
- Elevada resistência ao desgaste e abrasão
- Estabilidade da cor aos raios UV
- Resistência aos solventes ácidos, alcalinose produtos de limpeza domésticos
- Resistência ao suor e transpiração humanos
- Hipoalergênicos:conforme dm de 21/03/1973 ( Legislação Italiana aplicável )
- Impacto ecológico irrelevante
- Resistência à corrosão superior a qualquer outro tratamento superficial (PROTEC-PVD)
O processamento PVD é feito sob alto vácuo e temperaturas que variam entre 150° e 500 °C.
Para se obter uma espessura de revestimento uniforme, as peças devem girar a uma velocidade constante durante o processo.” (CIMM)
Todos nossos produtos no acabamento BN – Níquel Escovado são acabados pelo processo PVD, que lhe traz mais durabilidade e resistência ao produto.
FONTE: CIMM, Protec-PVD