Confira quais os tipos de torneiras mais comuns. Auxiliaremos a identificar os melhores metais para seu projeto residencial.
O PROJETO
A peça central e de maior destaque de seu banheiro pede uma atenção especial na hora da especificação. É necessário saber exatamente quais os tipos de misturadores disponíveis para que se tenha instalado todas os pré-requisitos necessários.
O primeiro importante passo é saber se o metal será um misturador, isto é, se ele terá somente água fria ou água quente e fria. Isso já elimina metade das opções na hora de selecionar seu metal.
O segundo passo é verificar a relação do metal com a cuba (veja mais sobre cubas aqui) , pois assim poderá ver a altura que o metal precisa ter para seu usuário ter o maior conforto possível. Cubas de apoio tipicamente utilizam torneiras ou misturadores de bica alta, mas isso dependerá se a cuba tem os furos para que o metal seja instalado na própria peça. Em conjunto com este segundo passo no projeto, é importante verificar o espaço necessário para estes produtos. As vezes se acaba-se optando por um metal de parede, mas atenção: muitos metais e especialmente misturadores de parede precisam de uma base para fixação que é instalada na parede antes da fase de acabamento.
Um terceiro passo (as vezes pode ser o primeiro) é escolher o design. Existem muito designs disponíveis (veja design de misturadores aqui) entre o clássico, transição, minimalista, moderno, entre outros. Aprenda mais sobre decoração de banheiros aqui.
Veja abaixo a classificação dos tipos de metais e como identificar quando é adequado usa-los.
Misturadores Monocomando Mesa Bica Baixa
O misturador mais utilizado hoje em dia é indicado por sua facilidade de instalação e uso. É tipicamente utilizado em cubas de encaixe ou cubas que tem um furo para sua instalação.
Misturadores Monocomando Mesa Bica Alta
Utilizado para projetos que especificam cubas de apoio que precisam que o alcance da torneira seja maior que o da cuba, permitindo espaço suficiente para lavagem da mão e rosto de seu usuário.
Misturadores Monocomando de parede
Mais utilizado para a economia de espaço dentro da área do banheiro. É importante que seja especificado no início do projeto, pois em alguns casos há necessidade da instalação de uma base.
Misturadores Duplocomando de mesa
Era mais utilizado antes do monocomando ser inventado. Porém, em residências de alto padrão, há quem prefira o misturador mais completo, com um volante para água quente e um para a fria. Tipicamente instalado nos 3 furos da cuba ou diretamente na bancada.
Misturadores Duplocomando de parede
Assim como o monocomando de parede, este também economiza espaço. A diferença está no design, funcionalidade e aparência do misturador. Lembre-se novamente da base.
Torneira de Mesa bica baixa
É perfeito para projetos que contam apenas com água fria e para Cubas que não são altas ou que contam com espaço para instalação.
Torneira de Mesa bica alta
Também utilizada apenas para água fria, mas nesse caso a Cuba deve ser de apoio e alta. É instalada diretamente na bancada.
Torneira de parede
Especificada tipicamente para lavabos onde não há água quente e o espaço é restrito. A maioria das torneiras de parede não precisa de base, mas existem as suas exceções.
Outros tipos
Com a tecnologia em alta, há outros tipos de misturadores e torneiras, mas não esqueça a indicação de instalação e os requerimentos hidráulicos de cada uma delas, garantindo que não haja nenhum problema em seu projeto final.
Também há disponíveis no mercado os metais temporizados (sensor ou manuais) com fechamento automático, mas estas são mais utilizadas nos projetos comerciais.
Gostou do post ou tem alguma sugestão? Deixe nos comentários abaixo.
Veja a classificação por categoria abaixo.
- Misturadores
- Monocomando
- Mesa
- Bica Baixa
- Bica Alta
- Parede
- Mesa
- Duplocomando
- Mesa
- Parede
- Monocomando
- Torneiras
- Mesa
- Bica Baixa
- Bica Alta
- Parede
- Mesa